top of page

Faça seus projetos rapidamente aprendendo os atalhos do AutoCAD


Prints de projetos e página inicial do AutoCAD

Depois de um bom tempo utilizando o CAD, certamente você já tem o seu próprio conjunto de comandos favoritos, entretanto, ainda existem alguns que você talvez não conheça ou não se recorda. Além de algumas dicas de atalhos iremos também fornecer maneiras de deixar o seu AutoCAD mais rápido e manter os seus arquivos dwg mais leves.

Não há milagres, mas há paliativos para limpeza de arquivos, ajustes no AutoCAD e no sistema operacional, que resolvem grande parte dos casos.



Primeiro teremos uma lista de atalhos para que você possa otimizar o seu trabalho:

*os comandos não precisam estar com o Capslock ativado



  • Desenhar

Line – L

Arc – A

Circle – C

Point – PO

Polyline – PL

Polygon – POL

Rectangle – REC

Ellipse – EL

Hatch – H

Editar Hatch – HR

Region – REG

Insert Block – I

Block definition – B

Write Block – W


  • Modificando os desenhos e editando

Erase – E

Copy – CO

Mirror – MI

Offset – O

Array – AR

Move – M

Rotate – RO

Scale – SC

Stretch – S

Trim – TR

Extend – EX

Join – J

Chamfer – CHA

Filet – F

Explode – X


  • Analisando áreas e distâncias

Area – AA

Dist – DI

List – LI/LS


  • Utilizando cotas

Dimension styla manager – D

Cota para raios – Drad/D

Cotas lineares – DLI

Cotas angulares – DAL


  • Teclas de função

Ajuda – F1

Text Windows – F2

Object Snap – F3

Tablet – F4

Isoplane Mode – F5

Dynamic Ucs – F6

Grid – F7

Ortho – F8

Snap – F9

Polar Tracking – F10

Object Snap Tracking – F11

Dynamic Input – F12

Pan – Scroll do mouse (botão do meio)

List Object Snap – Ctrl + botão direito do mouse



A seguir são dicas para “agilizar” o seu CAD e deixar os arquivos mais leves.


  • Limpar o arquivo DWG

Aqui visamos acelerar o carregamento de arquivos dwg; à medida que o desenho é produzido há uma série de configurações que são inseridas no seu arquivo devido ao uso de templates, inserção de blocos dwg e aproveitamente de partes de outros desenhos. Isso torna o carregamento mais lento.

O uso do comando é simples, basta digitar PURGE e se iniciará.



Para versões mais antigas aparecerá: “Enter type of unused objects to purge [...]” e entre colchetes estarão os tipos de objetos que poderão ser “purgados”, escolhendo a opção “all” você aplicará em todos; recomendamos que repita o processo até que surja a mensagem “No unreferenced”.



Para versões mais recentes aparecerá uma janela onde você poderá marcar os itens que deseja “purgar”, de um por um ou todos de uma só vez.




  • Limpar o desenho

Este recurso tem basicamente a mesma função do PURGE, entretanto ele faz a limpeza de dados de desenho que estão na tela. Basta digitar OVERKILL.

Ele irá apagar objetos sobrepostos como polilinhas, linhas, arcos; isso vai te poupar alguns Kb e ainda organizará o seu desenho. Esse comando também une segmentos, linhas desenhadas por pedaços que estejam no mesmo ângulo.


  • Otimizando o uso de blocos

Quando você insere blocos em arquivos, além do próprio espaço gráfico que ele ocupa no desenho, ocupa espaço no arquivo para alocar dados como as layers, estilos de textos, dimensionamentos e tudo mais que o arquivo dwg referente ao bloco continha, ainda que você não utilize estas configurações para mais nada.

Para efetuar uma “limpeza”, basta abrir o arquivo dwg referente ao bloco e verificar se o mesmo está como bloco, em caso positivo é só o explodir. Usar o PURGE no arquivo também é uma forma de limpá-lo

Um outro meio de organizar bibliotecas de blocos, é você abrir um arquivo limpo, insira os blocos no mesmo, então exploda e ajuste as layers dos objetos. Coloque Layer 0 como corrente e altere Text/Dimension/LineType também para o Default para que estes não façam parte dos blocos. Então você irá "recriar" os blocos usando o comando WBLOCK (normalmente o atalho W), isto criará arquivos mais leves para serem inseridos em seus desenhos.


  • Desabilitar a logo do AutoCAD

O objetivo é acelerar a inicialização do AutoCAD removendo o carregamento da tela onde aparece o logo do AutoCAD; essa dica é mais efetiva em versões mais antigas do CAD e computadores “mais fracos”.

Para desabilitar basta clicar com o botão direito do mouse em cima do ícone do AutoCAD na área de trabalho, ou por onde você costume executá-lo, e selecione a opção “Propriedades”, irá abrir uma janela, no campo “Destino” insira, no final de todo o comando, fora das aspas, o texto /nologo.

É importante salientar que essa ação irá remover o logo apenas da inicialização padrão do CAD, caso você abra através de um arquivo dwg o logo irá aparecer.




Destaque
Recentes
whatsapp-logo-1_edited.png
bottom of page