Conta de luz alta? Veja 11 dicas simples para economizar energia!

Você já se deparou com uma conta de luz extremamente alta e não entendeu o porquê?



O consumo pode aumentar por diversas razões como, por exemplo, o número de novos aparelhos eletrodomésticos, o isolamento das pessoas em suas casas durante a pandemia do novo coronavírus, fiação defeituosa, modificações na bandeira tarifária, entre outras.


Se sua conta de luz se tornou uma bomba e você não sabe o que fazer para diminuir o consumo de energia, continue lendo porque esse blog post foi feito exclusivamente para você! A seguir temos 11 dicas simples para você economizar energia:

Dica 1: Sua bateria só carrega até 100%


Preste atenção no tempo de carregamento da bateria de seus aparelhos e tire-os da tomada quando estiverem completamente carregados.


Obs.: O carregador possui um circuito interno que consome energia se ligado na tomada, então não esqueça de tirá-lo também.


Dica 2: Se não está usando, desligue!


Apague a luz ao deixar o ambiente desocupado, desligue o ar condicionado ou ventilador caso ninguém vá aproveitar e não deixe a televisão ligada como som de fundo enquanto mexe no celular ou em qualquer outra situação em que não esteja sendo utilizada.

Dica 3: Lâmpadas incandescentes estão ultrapassadas


As lâmpadas LED duram mais e consomem bem menos que as lâmpadas incandescentes, mesmo tendo um custo inicial maior, super compensa trocar!


Obs.: Quanto maior a potência da lâmpada, maior o consumo de energia.

Dica 4: Evite demorar nos relaxantes banhos quentes


Procure tomar banhos quentes rápidos, pois eles podem relaxar você na hora do banho e causar estresse na hora de pagar a conta de luz. O chuveiro elétrico é um dos eletrodomésticos que mais consomem!

Dica 5: Não ligue o ferro elétrico para passar apenas uma blusinha


Acumule o maior número de roupas possível para passar tudo de uma vez, pois o ferro elétrico consome mais energia ao aquecer.


Dica 6: Nunca deixe seu aparelho em stand-by


Os aparelhos conectados com a tomada continuam consumindo energia mesmo que desligados completamente. Portanto, tire-os da tomada evitando o modo stand-by (luz vermelha acesa).

Dica 7: Não ligue a máquina de lavar para limpar um par de meias


Tente sempre lavar o máximo de roupas possível de uma vez só na máquina de lavar, seguindo os limites indicados pelo fabricante.


Dica 8: O selo do PROCEL não é adesivo de enfeite


Prefira os eletrodomésticos com selo PROCEL de economia de energia e pesquise os modelos e potências para conhecer a eficiência.


O selo PROCEL indica os produtos que têm os melhores níveis de eficiência e menor consumo de energia por categoria.


Obs.: Os produtos mais econômicos são classificados como “A”.


Dica 9: Não abra a geladeira para pensar


Provavelmente você já se pegou, pelo menos uma vez, abrindo a geladeira sem saber o que queria pegar ou simplesmente por hábito.


O que acontece é o seguinte: quando abrimos a geladeira, a temperatura interna aumenta e o compressor é acionado para resfriar, consumindo mais energia.


Dessa forma, quanto mais tempo a porta da geladeira fica aberta ou quanto maior o número de vezes que você abre a porta da geladeira sem necessidade, mais cara a conta de luz.


Dica 10: Você realmente precisa do ar-condicionado no 15?


O ar-condicionado é um dos eletrodomésticos que mais consomem energia. E, normalmente, as pessoas tendem a deixar o aparelho ligado por mais tempo e com temperaturas mais baixas.


Não é necessário agonizar com o calor para economizar mais sua energia. Você pode optar por regular o termostato para uma temperatura confortável, entre 23°C e 25°C, e programar para desligar alguns minutos antes de desocupar o ambiente.


Dica 11: Chame um especialista


Se você já segue as dicas supracitadas e mesmo assim a conta de luz continua alta, consulte um eletricista de confiança para verificar as instalações elétricas da sua casa, porque fios desencapados, mal dimensionados ou com isolação desgastada podem causar fuga de corrente e, consequentemente, uma alteração no consumo de energia.


Veja também: ECONOMIA, SEGURANÇA e FUNCIONAMENTO: Os 3 pilares de um Projeto Elétrico.


Viu como é fácil abaixar o preço da conta de luz? Basta deixar a comodidade de lado e aplicar os novos hábitos recomendados até aqui!


Essas foram as 11 dicas simples de como economizar energia. Se você gostou desse post, compartilhe com as pessoas que moram na sua casa e com seus amigos! E caso queira conhecer mais sobre nosso serviço de projeto elétrico basta entrar em contato pelo nosso WhatsApp.

Não deixe de nos seguir nas redes sociais mencionadas abaixo!!! Até a próxima, querido leitor!

Destaque