top of page

ECONOMIA, SEGURANÇA e FUNCIONAMENTO: Os 3 pilares de um Projeto Elétrico.

GASTOS EXCESSIVOS com materiais elétricos; ELEVADO CONSUMO de energia; SOBRECARGA em disjuntores; CHOQUES; CURTOS-CIRCUITOS, EXPLOSÕES e INCÊNDIOS. Esses são alguns dos problemas mais recorrentes quando não se faz um projeto elétrico, quando não há proteção devida das instalações ou se o projeto não for bem dimensionado.


Como sabemos, para iniciar uma obra, devemos sempre seguir o que foi projetado. Comumente, é dada muita importância e prioridade aos projetos arquitetônicos e estruturais, e engana-se quem pensa que o projeto elétrico não é tão importante quanto. Ou você, caro leitor, acha mesmo que em meio à vida moderna e a constante evolução tecnológica dos vários componentes (eletrodomésticos, som, TV, telefone, internet, e outros dispositivos de comunicação) funcionam em um toque de mágica?


Para muitos, os projetos elétricos residenciais são uma parte descartável do planejamento de reforma ou construção de uma casa, mas pessoas que pensam assim não compreendem a importância do projeto e a quantidade de riscos que são minimizados através dele.


Listaremos para você as principais características - e benefícios- inerentes ao projeto elétrico:


  • * Planeja como funcionará toda a fiação elétrica e futuras instalações na residência;

  • Facilita a determinação de materiais, tanto em especificação quanto em quantidade;

  • Define como serão feitas as instalações que demandam energia elétrica após o término da obra, isso vale para iluminação e para a rede de tomadas.

  • Para o responsável pela execução, geralmente um eletricista, ele mostra todas as informações necessárias para fazer corretamente as instalações elétricas da obra.

  • Abrange normalmente um levantamento preliminar de cargas, planta da edificação, com a localização e identificação dos pontos de consumo; tomadas e interruptores; e dimensionamento das bitolas e tipos de cabos a serem utilizados na instalação.

  • Acidentes e problemas com instalações futuras são evitados.


Muitos desconhecem a existência desse tipo de projeto e da sua complexidade. Por tal razão – ou mesmo buscando hipotéticas economias – dispensam a contratação de um responsável para a elaboração do projeto elétrico, elidindo a lei e as normas de segurança, sujeitando-se a riscos e indesejáveis acidentes.


É por isso que a contratação de um empresa ou de um responsável para a execução do projeto elétrico garante ao seu patrimônio e à sua família três importantes fatores:


ECONOMIA


Economizar no projeto pode lhe custar caro mais pra frente, o projeto elétrico determina a quantidade e a especificação exata de cada material a ser comprado para sua obra. Além disso, quando for realizar uma reforma você saberá exatamente onde cada fiação está localizada, evitando que sejam feitas quebras ou demolições indevidas e gastos adicionais. Evita-se, também, que a sua residência tenha instalações mal feitas, as quais elevam o consumo de energia. Por isso, desprezar o projeto elétrico, é um erro muito grande, ainda que seja em uma pequena obra.


SEGURANÇA


Ao contratar uma empresa ou um profissional para elaborar o projeto elétrico em uma obra, você estará com a garantia de que todas as suas instalações estarão de acordo com a NBR (Norma Brasileira), que por sua vez, sempre preza pela segurança do usuário e do consumidor. Vale ressaltar também, que com o projeto elétrico em mãos, é certo que sua obra não terá as famosas “gambiarras” que andam na contra mão da segurança.


FUNCIONAMENTO


Quando seguimos as instalações de acordo com o projeto elétrico, temos a garantia de que o que foi feito é o que esta projetado, portanto podemos ter o conhecimento de tudo que está no “esqueleto” da nossa obra, conhecimento o qual é extremamente importante caso necessite de alguma manutenção futura. Caso contrário, se ocorrer um eventual problema, ao invés de se preocupar em sanar a problemática no local específico, os proprietários provavelmente terão que “mexer” na estrutura da casa, o que, convenhamos, é uma grande dor de cabeça.


Ademais, é importante salientar que todo projeto elétrico deve ser feito por um especialista habilitado para esta função. Para projetos mais elaborados existe a exigência de que este seja feito pelo Engenheiro Eletricista, exigência a qual é determinada pelo órgão regulamentador CREA, que, além disso, exige também a emissão de uma ART (Atestado de Responsabilidade Técnica) para aquele projeto. Entretanto, para projetos simples o Engenheiro Civil e um Técnico em Elétrica podem fazer. Ambos demandam uma alta responsabilidade. É justamente por essa principal característica - RESPONSABILIDADE - que a Concretize JR atua também nessa área. Realizamos o serviço de projeto elétrico, o qual abordamos no decorrer do texto (juntamente ao Projeto Hidrossanitário, Estrutural e de Edificação).


LEMBRE-SE: Seja para a reforma, construção ou compra de um imóvel, qualquer tipo e tamanho, exija sempre o projeto elétrico para garantir a sua segurança e de sua família, e, assim, evitar problemas futuros com a estrutura da sua residência. CONTRATE-NOS!!


FONTES: http://www.brasilengenharia.com/portal/images/stories/revistas/edicao601/PalavradoLeitor-Importancia_do_projeto.pdf


http://www.eletroenergia.com.br/qual-e-a-importancia-de-um-projeto-eletrico-em-uma-obra/

Destaque
Recentes
whatsapp-logo-1_edited.png
bottom of page