O que é água de reúso?


Reúso da água


Um dos mais importantes recursos naturais, a água, é essencial para a sociedade e para os processos produtivos, segundo a ONU, é estimado que 2,1 bilhões de pessoas não tenham acesso a água potável no mundo; no Brasil a escassez de água é uma realidade para muitas famílias e não se resume apenas ao sertão, mas grandes cidades como São Paulo também sofrem com desse mal.

As causas da escassez vão desde o consumo maior que a oferta até a má gestão desse bem finito. Além de tudo isso ainda existe o desperdício, poluição e o uso inapropriado que agravam esse quadro de escassez.

Agora vamos dar nomes aos bois... água de reuso trata-se daquela que já teve um uso prévio no desenvolvimento de alguma atividade humana; após passar por um tratamento específico ela volta a ter qualidade para diferentes usos, até mesmo poderá reaver o seu uso potável, dependendo do nível de tratamento pelo qual ela passará.

Já as águas residuárias são todas aquelas que foram descartadas oriundas da utilização em vários processos: esgoto, água descartada, efluentes líquidos de edificações, industrias, agroindústrias e agropecuária, tratados ou não. Para que possamos exemplificar:


· Águas residuárias domésticas são aquelas oriundas de banheiros, cozinhas, lavagens de pavimentos

· Águas residuárias industriais são provenientes de processos industriais



TIPOS DE REUSO


Segundo a OMS o reuso da água pode ocorrer de forma direta ou indireta, sejam ações planejadas ou não.


· Indireto planejado: quando os efluentes, depois de tratados, são descarregados de forma planejada nos corpos de águas superficiais ou subterrâneas, para serem utilizadas à jusante de forma controlada;


· Indireto não planejado: quando a água utilizada em alguma atividade humana é descarregada no meio ambiente e novamente utilizada à jusante, em sua forma diluída, de maneira não intencional e não controlada;


· Reciclagem interna: É o reuso da água internamente às instalações industriais, tendo como objetivo a economia de água e o controle de poluição;


A remoção de contaminantes presentes na água irá depender da eficiência do tratamento e a sua tecnologia dependerá da qualidade almejada para a água.



Como posso fazer o reuso na minha casa?


Uma das maneiras mais comuns é reutilizar a água da maquina de lavar, após o enxágue, para lavar o quintal, garagem, calçada, etc. Ela já estará com sabão então você também vai economizar nesse ponto. O mesmo vale para água coletada da chuva, você também poderá utilizá-la para esse fim.



Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos.


Você também poderá encontrar mais conteúdos e curiosidades no nosso Instagram: @concretizejr


Destaque