Conheça agora os 5 passos essenciais de um Levantamento Cadastral!


Se você tem dificuldades na hora de fazer um Levantamento Cadastral ou quer aprender como realizá-lo continue lendo esse post, pois aqui nós vamos tirar suas dúvidas explicando o passo a passo de como fazer um Levantamento Cadastral da melhor forma!



O que é o Levantamento Cadastral?


É uma atividade onde se realiza a medição de uma edificação construída que resulta na elaboração de desenhos técnicos com uma representação detalhada de todos os elementos construtivos presentes nela.


Caso você ainda não saiba, o Levantamento Cadastral é indispensável para um melhor planejamento do espaço, para documentar os resultados de alterações que a edificação sofreu no passado e para regularizar o imóvel junto com as Secretarias de Desenvolvimento Urbano.


Além disso, também serve como base para a realização de outros projetos como o Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio, Projeto de Reforma, Projeto de Instalações Elétricas e Projeto de Instalações Hidrossanitárias.



Agora que você entendeu o que é e qual a sua importância, veja abaixo os 5 passos essenciais de um Levantamento Cadastral!



Passo 1 – Coleta de dados e levantamento prévio


Antes de pôr a mão na massa é necessário conversar com o(a) cliente para obter os dados básicos sobre o imóvel e realizar um levantamento prévio, que consiste em uma análise mais panorâmica.


Deve-se fazer um reconhecimento macro para conhecer a geometria do lote ou da edificação e identificar a vizinhança imediata.


É interessante também estudar a mesoestrutura das redes de água, do esgoto e da energia, conhecer a rede de drenagem, a arborização, a estrutura viária, a circulação urbana e o sistema de contenção. Além disso, analisar a infraestrutura e, se possível, observar as condições geológicas da área de levantamento.


Dica 1: Busque saber se o imóvel vai sofrer alguma modificação e se isso vai influenciar no seu serviço, pois dessa forma você vai evitar o retrabalho.


Dica 2: Se por ventura o imóvel a ser levantado tiver uma grande área ou se estiver dentro de um grande lote, utilize o levantamento topográfico para auxiliar no posicionamento do imóvel em relação ao seu entorno.



Passo 2 – Liste tudo o que vai medir


É natural esquecer de medir algumas características físicas durante o levantamento. Dito isso, é recomendado que se tenha, antes de começar, uma lista dos itens que precisam ser medidos e desenhados.


Deve-se medir o perímetro do imóvel, as alvenarias, as janelas, as portas, os detalhes estruturais (pilares, vigas, telhado, entre outros), as peças sanitárias (tanques, pias, vasos sanitários), os níveis (estabelecer o nível zero), as dimensões dos ambientes e suas diagonais, a espessura das paredes e o pé direito dos cômodos.


Dica 3: Não esqueça de medir a distância entre as peças sanitárias e as paredes.


Dica 4: Para que você não quebre a cabeça na hora de projetar, lembre-se de medir um ponto de um ambiente onde começa o outro para que os cômodos não fiquem soltos, facilitando assim o posicionamento.



Passo 3 – Separe os instrumentos


Para fazer o levantamento são necessárias algumas ferramentas como lápis, borracha, caneta, prancheta, régua, escalímetro, trena tradicional ou a laser, fita métrica e câmera.


Dica 5: Use uma mangueira de nível para coletar os níveis, se possível utilize nível a laser para facilitar o trabalho e para uma maior exatidão.



Passo 4 - Conheça o ambiente e defina a função de cada integrante da equipe


Assim que estiver no imóvel, é necessário que primeiro todos caminhem por ele para se familiarizarem e terem mais facilidade na hora de desenhar o croqui e projetar. Feito isso, já podem conversar entre si para deixar claro qual é a função de cada integrante da equipe.


Para formar uma equipe mais eficiente serão necessárias, no mínimo, quatro pessoas. Duas deverão usar a trena e fita métrica para fazerem as medições, a terceira pessoa vai desenhar o croqui e anotar as medidas enquanto a quarta ficará responsável por fazer o registro fotográfico, criar o quadro de esquadrias e anotar os materiais e suas dimensões.



Passo 5 – Comece o croqui, o quadro de esquadrias e anote as informações adicionais


O croqui é o desenho da geometria do espaço levantado, com as portas, janelas, projeções de vigas e outros elementos relevantes. Nele estará também a indicação de soleiras, níveis, cotas e diagonais dos ambientes.


Já o quadro de esquadrias deverá apresentar o peitoril, altura, largura e descrição de todas as esquadrias.


É importante lembrar de indicar o pé direito, cotas de níveis, levantar projeto de forro e do telhado, anotar os tipos de piso, identificar o mobiliário fixo com suas respectivas dimensões e posições e anotar a altura do muro de divisa.



Ademais, deve-se ter informações sobre as escadas (largura, piso, espelhos, número de degraus, patamar, guarda-corpo e corrimão), a largura e inclinação da calçada, o nome da rua e a distância até a esquina mais próxima.


A dinâmica da equipe pode funcionar da seguinte forma: a dupla vai medindo os espaços e compartilhando com o responsável pelo croqui, enquanto o quarto integrante vai preenchendo o quadro de esquadrias, tirando as fotos e anotando as observações.


Dica 6: É recomendado que seja feito um croqui geral com todos os ambientes, seus nomes e medidas gerais e, depois, um croqui para cada ambiente com lados e diagonais. O croqui deve ser caprichado e bem legível para que qualquer pessoa entenda e as medidas devem ser anotadas sempre na mesma direção.


Dica 7: Prefira as cotas contínuas para evitar erros. Um membro deve ficar no ponto zero parado enquanto o outro fica na outra ponta medindo continuamente.


Dica 8: Opte por uma trena de qualidade e preste atenção onde começa o zero da trena ou da fita métrica.


Dica 9: Tire fotos de todos os detalhes para caso esqueça de algo não precise visitar novamente o local.



Esses foram os 5 passos para se fazer um Levantamento Cadastral da melhor forma! Se você gostou do nosso conteúdo, compartilhe com seus amigos e familiares para que todos saibam como funciona um Levantamento Cadastral.


Para conhecer mais sobre esse nosso serviço, leia também: Levantamento cadastral: o que é e por que você pode precisar?


E caso tenha restado alguma dúvida, se você pretende regularizar seu imóvel ou precisa da escritura do seu imóvel, entre já em contato com nossa equipe pelo nosso WhatsApp.


Não deixe de nos seguir nas redes sociais mencionadas abaixo e até a próxima, caro(a) leitor(a)!!!

Destaque
Recentes

Você sonha, a gente concretiza!

icons8-whatsapp-400 (1).png
icons8-instagram-400.png
icons8-facebook-400.png

Av. Antônio C. Magalhães, 510 - Santo Antonio, Juazeiro - BA - CEP: 48902-303
Acima do prédio do RU, UNIVASF

Tel: 74 9 8849-2766

E-mail: contato@concretizejr.com

Concretize Jr.

© Copyright 2020 - Todos os direitos reservados