Conheça agora os 5 passos essenciais de um Levantamento Cadastral!


Se você tem dificuldades na hora de fazer um Levantamento Cadastral ou quer aprender como realizá-lo continue lendo esse post, pois aqui nós vamos tirar suas dúvidas explicando o passo a passo de como fazer um Levantamento Cadastral da melhor forma!



O que é o Levantamento Cadastral?


É uma atividade onde se realiza a medição de uma edificação construída que resulta na elaboração de desenhos técnicos com uma representação detalhada de todos os elementos construtivos presentes nela.


Caso você ainda não saiba, o Levantamento Cadastral é indispensável para um melhor planejamento do espaço, para documentar os resultados de alterações que a edificação sofreu no passado e para regularizar o imóvel junto com as Secretarias de Desenvolvimento Urbano.


Além disso, também serve como base para a realização de outros projetos como o Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio, Projeto de Reforma, Projeto de Instalações Elétricas e Projeto de Instalações Hidrossanitárias.



Agora que você entendeu o que é e qual a sua importância, veja abaixo os 5 passos essenciais de um Levantamento Cadastral!



Passo 1 – Coleta de dados e levantamento prévio


Antes de pôr a mão na massa é necessário conversar com o(a) cliente para obter os dados básicos sobre o imóvel e realizar um levantamento prévio, que consiste em uma análise mais panorâmica.


Deve-se fazer um reconhecimento macro para conhecer a geometria do lote ou da edificação e identificar a vizinhança imediata.


É interessante também estudar a mesoestrutura das redes de água, do esgoto e da energia, conhecer a rede de drenagem, a arborização, a estrutura viária, a circulação urbana e o sistema de contenção. Além disso, analisar a infraestrutura e, se possível, observar as condições geológicas da área de levantamento.


Dica 1: Busque saber se o imóvel vai sofrer alguma modificação e se isso vai influenciar no seu serviço, pois dessa forma você vai evitar o retrabalho.


Dica 2: Se por ventura o imóvel a ser levantado tiver uma grande área ou se estiver dentro de um grande lote, utilize o levantamento topográfico para auxiliar no posicionamento do imóvel em relação ao seu entorno.



Passo 2 – Liste tudo o que vai medir


É natural esquecer de medir algumas características físicas durante o levantamento. Dito isso, é recomendado que se tenha, antes de começar, uma lista dos itens que precisam ser medidos e desenhados.


Deve-se medir o perímetro do imóvel, as alvenarias, as janelas, as portas, os detalhes estruturais (pilares, vigas, telhado, entre outros), as peças sanitárias (tanques, pias, vasos sanitários), os níveis (estabelecer o nível zero), as dimensões dos ambientes e suas diagonais, a espessura das paredes e o pé direito dos cômodos.