Qual a diferença entre chapisco, emboço e reboco?




Alguns não sabem nem do que se tratam esses três e outros fazem aquela confusão básica hahaha.


Aqui nós vamos te explicar do que se trata cada um desses elementos e a sua importância na hora de realizar a construção da sua alvenaria. Iremos explicar cada um deles por ordem de aplicação, ou seja, primeiro o Chapisco, depois o Emboço e por último o Reboco.


Chapisco é a primeira camada a ser aplicada e ela tem contato direto com a alvenaria, desempenhando a função de dar uma maior aderência à parede. Tem em sua composição cimento, areia grossa e água; a sua consistência é bem fluida para que seja facilitada a penetração no bloco ou tijolo a ser revestido, um traço indicado é de proporção 1:3 de cimento, areia grossa e água.


Emboço vem para realizar a regularização da superfície e preparar a parede para receber o revestimento cerâmico ou a cama de Reboco e posteriormente pintura. Este traço é feito na proporção de 1:2:8 ou 1:2:9 de cimento, cal, areia grossa ou média e água.

Importante saber que a cal vem para fornecer uma melhor trabalhabilidade, aderência e flexibilidade à massa.


Reboco será a última camada aplicada, é depois dela que teremos uma superfície plana e apta para receber a pintura. Um traço recomendado é o de 1:2:6 de cimento, cal, areia fina e água. A depender do local da alvenaria é recomendável que sejam adicionados aditivos impermeabilizantes à massa, para evitar patologias em sua alvenaria.



Lembre-se sempre de contar com profissionais especializados para a sua obra!





Gostou desse conteúdo? Compartilha com os seus amigos!

Destaque
Recentes

Você sonha, a gente concretiza!

icons8-whatsapp-400 (1).png
icons8-instagram-400.png
icons8-facebook-400.png

Av. Antônio C. Magalhães, 510 - Santo Antonio, Juazeiro - BA - CEP: 48902-303
Acima do prédio do RU, UNIVASF

Tel: 74 9 8849-2766

E-mail: contato@concretizejr.com

Concretize Jr.

© Copyright 2020 - Todos os direitos reservados