top of page

Reduza os custos da sua obra fazendo uso inteligente do seu material

Os materiais de construção civil são responsáveis por uma grande parte do custo da obra. Sua seleção e correta utilização são de grande importância para controlar o orçamento e também evitar problemas no futuro, após a entrega do projeto.


Geração de entulho, desperdício de materiais e a incorreta utilização de recursos naturais são problemas comuns durante uma construção ou reforma. Economizar é de suma importância, mas essa ação não pode surgir aliada à perda de qualidade. A escolha dos materiais depende de inúmeros fatores como segurança, durabilidade, sustentabilidade, economia, etc.


Fazendo uso de materiais mais sustentáveis e construindo com respeito ao meio ambiente é possível reduzir não apenas o impacto da construção na natureza, mas também os gastos da obra. Estudos indicam que um investimento inicial em sustentabilidade pode trazer economias a longo prazo, principalmente com água e energia.


Administrando o seus materiais e o seu dinheiro

Destinação de resíduos

Tecnologias para reaproveitamento e reciclagem de resíduos vêm ganhando cada vez mais força por causa da sustentabilidade, redução de custos e do incentivo a ações de responsabilidade ambiental. É importante citar que também existe o incentivo legislativo por parte da Lei 12.305/2010 (Política Nacional de Resíduos Sólidos; ela regulamenta o correto manejo ambiental dos resíduos e define as metas de utilização, redução e reaproveitamento destes, para que dessa forma o setor da construção civil busque alternativas ambientalmente corretas para a destinação do resíduo.


A resolução CONAMA 307 de 2002, também, estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil, disciplinando as ações necessárias de forma a minimizar os impactos ambientais.



Aproveitar vantagem dos materiais sustentáveis

Construções sustentáveis garantem o retorno financeiro do investimento a médio prazo e a economia dos custos operacionais. Além de aumentarem o valor do imóvel no mercado e facilidade de revenda.


As edificações verdes também são mais confortáveis e saudáveis para os seus usuários. Edifícios comerciais aumentam a produtividade do trabalhador; um estudo americano demonstrou que empresas localizadas em escritórios verdes têm maiores possibilidades de atrair e manter bons empregados.



Verifique a eficiência e durabilidade do material

A eficiência material envolve o emprego de determinados processos de forma a permitir um uso mínimo, mas sem comprometer a qualidade do resultado. Com isso, o desperdício gerado é o menor possível. Portanto, ao optar por materiais de construção sustentáveis, você investe em itens que usam menos água, menos matérias-primas e menos energia em suas etapas, nem por isso se tornando menos duradouros. Assim, contribui diretamente para um modo de vida mais amigável ao meio ambiente!

Atente para a necessidade de manutenção do material


Alguns materiais requerem manutenção ao longo do seu tempo de uso. A madeira, por exemplo, necessita de cuidados especiais para não ser atacada por cupins e não estragar com as mudanças climáticas. Se o projeto for feito com painéis de concreto pré-moldado, o material deve ser tratado primeiramente com impermeabilizantes para que a sua integridade não seja comprometida pela presença de umidade. O mesmo acontece com as estruturas metálicas aparentes, elas devem ser feitas, preferencialmente, com metais resistentes à corrosão. Se não for escolhido um material deste tipo, deve ser feita a pintura da estrutura, renovada periodicamente.


Destaque
Recentes
whatsapp-logo-1_edited.png
bottom of page