top of page

Levantamento cadastral: o que é e por que VOCÊ pode precisar?


O levantamento cadastral é o documento que atesta, através de medição, o que de fato existe construído em um lote ou terreno.


Esse projeto apresenta rigorosamente as características físicas da edificação já existente, com uma representação detalhada de todos os elementos construtivos. O objetivo principal é ter um projeto fiel ao que foi construído para manutenções preventivas e futuras regularizações do imóvel.


Se você vai comprar ou vender um imóvel, ou se construiu a edificação do zero, é necessário que ela esteja devidamente regularizada com a Prefeitura Municipal. Em ambos os casos, você precisará de um levantamento cadastral. Esse projeto é necessário para a emissão da escritura do imóvel.


Vale lembrar que a escritura é um documento importante para o comprador (ou proprietário), pois será através dela que você conseguirá fazer a transferência da titularidade do imóvel no Cartório de Imóveis, traduzindo como aquele negócio foi celebrado, ou comprovar que ele pertence a você.


Mas fique tranquilo(a)! Esse projeto pode ser feito por engenheiros, arquitetos e também por nós da Concretize Jr.


De modo geral, o levantamento cadastral pode ter três finalidades, a depender da necessidade do cliente:

  1. Levantamento 'as built': é realizado logo após a construção do imóvel e visa representar de forma fiel o que foi construído.

  2. Projeto modificativo: visa documentar o resultado das alterações (ampliações, demolições, adaptações, etc.) que a edificação sofreu ao longo do tempo, desde a construção, diferenciando-se do projeto original.

  3. Levantamento de edificações irregulares: recentemente, muitas prefeituras passaram a exigir que as edificações cumpram os requisitos urbanísticos constantes nos Planos Diretores das cidades. Entre esses requisitos, estão parâmetros como recuos, taxa de ocupação e taxa de solo natural, os quais devem ser respeitados. Quando a edificação não atende algum(ns) desses parâmetros, são impostas algumas compensações ao proprietário, como multas ou taxas, a depender de cada município.

O levantamento cadastral também é indispensável para as edificações que necessitam de AVCB - Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, pois é a partir dele que o projeto de combate a incêndio é elaborado. Para alguns estabelecimentos comerciais ou industriais, a Prefeitura exige o AVCB para emissão do alvará de funcionamento.


Se você tem um imóvel que se enquadra em alguma dessas situações: compra ou venda, regularização ou obtenção de AVCB, não deixe de fazer um orçamento conosco!


Visando atender qualquer uma dessas necessidades dos nossos clientes, o projeto realizado pela Concretize Jr. inclui:

  • ART: Anotação de Responsabilidade Técnica devidamente emitida por profissional da área;

  • Planta baixa;

  • Cortes: transversal e longitudinal;

  • Planta de situação;

  • Planta de coberta;

  • Quadro de esquadrias;

  • Quando de áreas;

  • Fachada.

Ficou interessado em fazer um levantamento cadastral? Entre em contato conosco!


Destaque
Recentes
whatsapp-logo-1_edited.png
bottom of page