top of page

NECESSÁRIO, VANTAJOSO e ECONÔMICO: A importância do Projeto de instalações hidrossanitárias.

Infelizmente, a cultura de se construir uma residência de pequeno porte sem a elaboração de um projeto prévio, seja ele estrutural, de instalações elétricas ainda é muito comum. Não seria diferente com a ausência do projeto hidrossanitário. Há um errôneo pensamento em achar que o fato de ser uma obra pequena não necessita da elaboração desses projetos, fazendo com que a obra esteja sujeita a inúmeros problemas futuros.

Estudos apontam que a maioria dos problemas e patologias pós obra é ligado, principalmente, aos projetos hidrossanitários —ou à falta dele. Isso porque, os principais motivos que levam o contratante a fazer o projeto- isso quando faz- são: o medo da casa ou prédio ruir (projeto estrutural) e o medo do empreendimento pegar fogo (projeto elétrico). Nessa perspectiva, o projeto hidrossanitário acaba ficando sempre de lado. Assim, da mesma forma que ele contratou alguém para pensar sobre o projeto arquitetônico, é realmente necessário, vantajoso e mais econômico planejar também a estrutura hidráulica.

É fato que a questão financeira ainda é um dos principais motivos que faz com que o dono da obra não faça um projeto adequado. O receio de encarecê-la o leva a deixar a cargo do próprio executor da obra, ou profissionais sem treinamento ou experiência, os quais alegam que fazem também os projetos hidrossanitários por um valor muito mais acessível. Entretanto, o que pode parecer acessível agora, pode trazer ao dono da obra não só dor de cabeça, mas também mais investimentos para sanar problemas indesejáveis. Na sua maioria, ligadas diretamente ao banheiro que raramente é projetado adequadamente. Ou seja, o projeto hidráulico traz uma economia a médio e longo prazo.

Percebe-se então a falta de importância dada pelo contratante — e em muitas vezes também do arquiteto ou engenheiro — para os projetos hidrossanitários, que acabam sendo feitos somente na hora da execução, diretamente por um profissional que executa da mesma forma que aprendeu para todas as construções, sem levar nenhum outro fator em consideração. Por isso, é de grande importância que se faça um projeto hidrossanitário, afinal, negligencia-lo está longe de ser uma boa alternativa.

A ausência desse tipo de projeto, além da alta probabilidade de insumos exagerados e desperdício de material, o contratante fica sujeito a outros incômodos ligados à falta de conhecimento, como ligação da rede sanitária diretamente na rede pluvial, falta de um sistema de tratamento individual de esgoto, improvisação na escolha de conectores e tubos, ineficiência de pressão de água e retorno de gases fétidos pela tubulação. Além disso, é muito comum nos empreendimentos em que não há planejamento hidráulico o desconforto com vazamentos, furo de tubos e conexões por furadeira.

Desse modo, o planejamento reduz o desperdício de materiais, evita improvisação na execução, considera os demais projetos para que não tenha conflito, evita reformas desnecessárias de correção e principalmente, pensa no empreendimento a longo prazo.

É importante salientar que a escolha de um bom profissional é o maior diferencial que se pode ter. Desse modo, a Concretize Jr atua nessa área com intuito de fazer o melhor para seus clientes. Ela não vende apenas projetos, mas sim impacto na vida e no lar dos contratantes, mostrando e conscientizando no que diz respeito à importância de todos os projetos inerentes a uma residência. Além de evitar problemas e reformas em um futuro próximo, é muito vantajoso pensando na relação custo x benefício. Portanto, investir em projetos para evitar gastos futuros é sempre a melhor solução.

Destaque
Recentes
whatsapp-logo-1_edited.png
bottom of page