top of page

COMPACTOS e MINIMALISTAS: A cada passo a garantia de um bom projeto.

Você já deve ter pensado que construir uma casa num espaço com tamanho restrito fosse uma tarefa muito difícil, ou até mesmo impossível. Mas essa é uma realidade de construção muito comum nos dias de hoje, e é por isso que cada vez mais os técnicos, designers, arquitetos e engenheiros tem trabalhado em projetos minimalistas e compactos.


Agora você deve estar pensado que essas técnicas empregadas nos projetos de construções pequenas não vão agregar valor ao seu imóvel, ou que ele vai ser demasiado funcional e sem personalidade. Porém, devo dizer que está cada dia mais fácil planejar e mobiliar casas com mínimas metragens, e que é ainda mais fácil torná-las aconchegantes e autênticas.


O primeiro passo para tornar tudo isso possível é a procura de um profissional capacitado, sim, porque vai te poupar tempo e desgaste, e isso pode até parecer dispendioso, mas garanto que será um investimento que valerá a pena. Pois um profissional qualificado irá garantir que sua edificação seja construída baseada num projeto seguro e estável, o que possivelmente irá poupar futuros reparos e excessivas manutenções (as manutenções são imprescindíveis, no entanto é possível ter um intervalo de tempo maior entre elas a partir de um bom planejamento).


Vamos adiante, o segundo passo será a sondagem das dimensões do terreno, a análise de relevo, da incidência do sol e dos ventos, e etc.; essa é a fase de levantar todas as informações necessárias para garantir que se tenha um bom e qualificado projeto. A partir disso o seu “padrinho/madrinha mágico (a)” irá elaborar o projeto do seu imóvel. Esse terceiro passo irá contar com a sua participação, onde você dará suas sugestões e preferências, cada comentário seu será totalmente bem-vindo, mas se você achar isso desnecessário, ao menos tente analisar com cuidado e carinho tudo que está no projeto feito, afinal de contas, será o seu futuro lar.


Caso você tenha aprovado o projeto, parabéns, vamos ao quarto passo e mãos à obra! Agora vamos ao “levantar” da sua construção, é aí onde você verá o sonho se tornar realidade. A princípio tudo vai parecer muito apertado e confuso, e se você não possui muita noção em obras, vai ser um desafio ainda maior. E é por isso que contar com uma equipe de mão de obra experiente e um mestre de obras é tão importante, eles vão colaborar para que saia tudo dentro do previsto e das exigências. Por se tratar de uma construção menor, tudo tenderá a ser mais rápido, desde que seja executado de forma segura e eficaz. Não perca as esperanças, estamos quase acabando.


Finalmente passado o período de construção, depois de certificar-se de que está tudo dentro das normas e especificações do projeto, passemos para o último e prazeroso passo, mobiliar sua nova casa! Existem inúmeras opções e variedades de móveis e eletrodomésticos, e para estar dentro do conforto, já que estamos falando de uma casa menor do que as convencionais, é necessário ter cuidado com as dimensões dos móveis. Se atente quanto às passagens e circulação de visitantes, tome cuidado para não preencher os ambientes, e se possível faça pesquisas, opte por móveis planejados ou contrate serviços de ambientação. Até porque toda ajuda é bem-vinda e tudo irá contribuir para um lar que tenha a sua cara. E é aqui que chegamos ao fim; você no aconchego da sua casa pequena, mas cheia de possibilidades, agora é só desfrutar!


Fonte: (Imagem) http://tathherculano.blogspot.com.br/2016/04/planta-baixa-e-3d-projeto-1.html

Destaque
Recentes
whatsapp-logo-1_edited.png
bottom of page