Jogo dos 7 erros na escolha de portas e janela

A escolha de portas e janelas é sempre motivo de dúvida na hora de construir ou reformar a casa. Antes de qualquer coisa, é essencial conhecer as características e o espaço do imóvel. Fazendo isso, é possível prever as necessidades do isolamento acústico, térmico e proteções contra ventos e insetos, por exemplo.

Cometer erros nessa fase da construção é muito comum, pois geralmente alguns detalhes essenciais passam despercebidos. Vamos ajudar você dando dicas importantes para evitar os 7 erros mais comuns na escolha de portas e janelas na sua obra, bem como conselhos no planejamento e também no acabamento que esses produtos precisam receber.

Erro 1 – Compra de produtos muito baratos

Já ouviu aquela celebre frase que “o barato sai caro”? Escute a sabedoria popular! Comprar portas e janelas baseado apenas no preço baixo não dá né?! Esse é o erro mais comum nas obras e as consequências são inúmeras, desde o desconforto na hora de usá-los, emperram na abertura, cupins, empenamento, infiltração de água, ferrugem dentre outros problemas. Evite dores de cabeça futuras!


Erro 2 – Uso indevido de janela de vidro ou material opaco

O uso do vidro está em alta, especialmente em janelas! Optar por colocar janelas de vidro ou blindex nos quartos às vezes não pode ser a melhor escolha, uma vez que, o vidro é transparente e vai permitir a passagem de luz durante a noite para dentro do quarto. Nesse caso, você ficaria “refém” de cortinas durante o período noturno, lembrando que uma boa cortina pode custar caro.


Onde você pode usar janelas de vidro? Elas são muito indicadas para sala, escritórios, cozinha ou corredores. Exibindo vantagens como:

- Podem ser mais barata do que os modelos de ferro ou alumínio

- Possuem uma vida útil longa

- É um material de fácil limpeza

- Seu uso é considerado moderno na arquitetura


Lembrando que é preciso ficar muito atento à questão da vedação em janelas de vidro, pois em muitos casos é comum encontrarmos problemas de entrada de água por falta de uma boa vedação.


Erro 3 – O tamanho da janela

Fonte: https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/736x/a5/30/56/a5305685b75f5c53820ed91bbb4c0bbe.jpg

Para o tamanho da janela considere não só o espaço de parede, como também o tamanho do cômodo e posição da mesma de acordo com os móveis do ambiente em questão. Quartos muitos grandes com janelas pequenas, por exemplo, podem ser esteticamente desagradável, bem como não promover a iluminação e ventilação necessária.

Vamos fazer um pequeno tour pela casa:

- SALA

Na sala as pessoas costumam utilizar janelas mais largas especialmente em salas grandes e que ficam de frente para a rua, sendo a largura de 1,5 metros uma das mais usadas.

2 metros: ideal para salas maiores

1,5 metros: medida mais comum

1,20 metros: medida bastante comum em salas menores.

1 metro: mais adequada para salas ainda cuja parede não tem muito espaço a ponto de comprometam a abertura caso seja maior


Medidas mais comuns de encontrar em casas de materiais de construção:

1,00 x 1,50