O que você deve saber antes de REFORMAR/AMPLIAR a sua edificação

Atualizado: Ago 15



A casa própria ainda é sonho de muita gente, mas sempre surge aquela vontade de melhorar alguma coisinha, seja um espaço pra que ela se torne mais aconchegante ou ampliar um cômodo para dar mais conforto a quem irá ocupa-lo ou até mesmo a chegada de um novo membro da família, enfim, são inúmeras as possibilidades.

Aliado a esse desejo de reforma/ampliação existem as medidas que devem ser tomadas para que a segurança e qualidade sejam mantidas: avaliar as estruturas, elencar possibilidades, orçar, entre outros, e para executar essas tarefas da melhor forma possível é sempre importante contar com o trabalho de profissionais especializados.


CABE NO SEU ORÇAMENTO

Mesmo que seja algo que você queira muito ou que já tenha se tornado uma necessidade, a reforma dependerá diretamente da sua situação financeira, então sempre a avalie antes. Além dos gastos que a obra em si irá gerar, é possível que outros custos, não previstos, surjam; sempre faça uma avaliação das suas finanças para assim definir se poderá ou não bancar a reforma agora.


MOTIVOS PARA AMPLIAR/REFORMAR

Muitos são os casos de reformas/ampliação que estouram o orçamento previsto, justamente por quem está executando não possuir um objetivo traçado logo de início. Pode até parecer brincadeira, mas muitas pessoas já trocam os pés pelas mãos e saem comprando material e contratando a mão de obra sem nem mesmo saber o que irá fazer.

Busque conversar com os ocupantes da casa, saber os seus desejos e como a obra poderá afetar, positivamente, a vida de cada um. Faça uma análise do espaço e vá traçando um “plano de ataque” para guia-lo.

EXIGÊNCIAS DA LEGISLAÇÃO

Sempre haverá leis que regulamentam o uso do solo e também os coeficientes de aproveitamento do seu terreno, taxas de ocupação e o recuo mínimo exigido. Antes de realizar qualquer modificação que possa interferir nesses parâmetros busque verificar se a legislação as permite.

Ao não respeitar as normas a sua obra pode ser “punida” com um embargo (paralisação total da obra), gerando multas, atraso e mais dor de cabeça pra você.


PRECISA DE AUTORIZAÇÃO PARA REFORMAR?

Toda e qualquer alteração que impacte na estrutura de uma edificação e/ou no aumento/diminuição da área construída, precisa de autorização da Prefeitura. Essa autorização é necessária por motivos de segurança, uma vez que qualquer mudança, mal planejada, está sujeita a danos irreparáveis no imóvel e isso pode gerar consequências negativas para a segurança dos trabalhadores e moradores.


NORMAS DA REFORMA

A NBR 16280/2014, também conhecida como Norma das reformas tem força de lei, ela rege as reformas de edificações e estabelece todos os requisitos para o controle de processos, projetos, execução e segurança a serem seguidos.


ART OU RRT

Seja uma obra de reforma, ampliação ou concepção da edificação, o acompanhamento de um profissional, habilitado de engenharia ou arquitetura é imprescindível. Estes profissionais preenchem uma Anotação de responsabilidade técnica (ART), no caso de engenheiros, ou um Registro de responsabilidade técnica (RRT, no caso de arquitetos, junto aos seus respectivos conselhos que regulamentam suas profissões, para segurança de todos os envolvidos no processo, incluindo o proprietário.

ALVARÁ DE REFORMA

Em muitos casos é necessário requisitar o documento de Alvará de Reforma Simplificada (quando não há alteração na área do imóvel) na prefeitura de seu município ou no órgão de urbanismo responsável, onde o profissional habilitado irá descrever os serviços que serão executados.


NORMAS PARA CONDOMÍNIO

É comum que em condomínios seja exigido o laudo de um profissional habilitado e devidamente registrado no seu conselho. Baseado nesse documento, o responsável pela administração do condomínio pode autorizar, fazer ressalvas ou até mesmo barrar a obra, caso ela represente riscos para a segurança da edificação.



Gostou das nossas dicas? Compartilhe o post com seus amigos ou nas suas redes sociais para que todos fiquem por dentro antes começar uma obra.

14 visualizações

Você sonha, a gente concretiza!

icons8-whatsapp-400 (1).png
icons8-instagram-400.png
icons8-facebook-400.png

Av. Antônio C. Magalhães, 510 - Santo Antonio, Juazeiro - BA - CEP: 48902-303
Acima do prédio do RU, UNIVASF

Tel: 74 9 8849-2766

E-mail: contato@concretizejr.com

Concretize Jr.

© Copyright 2020 - Todos os direitos reservados