Lean Construction


Você já passou por um canteiro de obras e notou uma quantidade excessiva de materiais dentro das caçambas de entulho, certo? A construção civil é uma indústria detentora de números bem expressivos e isso se deve à sua forte influencia na economia do país, entretanto, esses números também são expressivos no que diz respeito aos índices de desperdício. Essas perdas não são somente voltadas para a questão de materiais, pois isso se torna um problema cada vez maior com o passar do tempo, influenciando também no orçamento, exigindo um retrabalho e afetando os prazos de entregas do projeto.

Então, a metodologia Lean Construction ou Construção Enxuta, surgiu justamente para otimizar os processos para que seja feita a entrega de um produto final com qualidade, evitando os desperdícios e atendendo rigorosamente os prazos.

Lean Construction vs Construção tradicional

O método de organização e planejamento é a principal distinção entre esses dois tipos de construção, enquanto na tradicional possuímos inúmeros processos e estes ainda são divididos em subprocessos.

Na metodologia Lean Construction são separadas as atividades que realmente irão agregar valor, das que tem um “menor impacto”, ou seja, o foco é manter apenas o que realmente irá favorecer o bom andamento do projeto, descartando ações desnecessárias.

Se o cliente não está disposto a pagar por alguma atividade, então ela não agrega valor, mas lembre-se, isso não deve ser inerente à execução do processo. O valor é determinando, pelo cliente, através da soma dos benefícios menos os custos. À medida que um cliente enxerga mais valor em um processo ele diretamente estará notando um menor custo.

PRINCÍPIOS DO LEAN CONSTRUCTION

O Lean Construction é a aplicação dos princípios do lean thinking (pensamento enxuto) às atividades da construção civil, é a busca pela redução de custos e diminuição dos prejuízos de uma construção, bem como acelerar o processo para que tudo seja entregue dentro do prazo. Ao todo o Lean Construction possui 11 princípios que foram elaborados por Koskela, mas iremos destacar os 5 mais significativos:

  • Reduzir atividades que não agregam valor

Como se trata de uma construção enxuta então é primordial que cortemos tudo o que for desnecessário. Pense que todo projeto funciona através de processos distintos. Faça análises e perceba como está organizado o fluxo de trabalho da construtora hoje e busque implementar métodos mais eficientes que os atuais.

Utilizar um suporte ao mangote durante o bombeamento de argamassa e permitir que o funcionário, ao invés de perder tempo segurando o dispositivo, consiga otimizar a sua produção e desempenhar outras atividades, por exemplo.

  • Agregar valor à construção

De que forma podemos dar um passo adiante e agregar mais valor à obra? Conhecer o seu público-alvo a fundo é uma das maneiras mais eficientes de proporcionar experiências únicas e significativas ao cliente. Efetue o mapeamento do processo, identificando sistematicamente os seus clientes e seus requisitos para cada estágio do mesmo. Para uma aplicação eficiente desse princípio, é necessário ter em mente que o cliente não se restringe ao “externo” (aquele que encomendou o empreendimento), mas também o “interno” (equipe de trabalho).

  • Reduzir a variabilidade

Um produto uniforme trará maior satisfação ao cliente, pois a qualidade do produto corresponde de fato às especificações previamente estabelecidas.

  • Variabilidade nos processos anteriores: blocos cerâmicos com grandes variações dimensionais;

  • Variabilidade no próprio processo: variabilidade na duração da execução de uma determinada atividade;

  • Variabilidade na demanda: determinados clientes de uma incorporadora solicitam mudanças de projetos de edificações.

Foque também em realizar o treinamento dos seus colaboradores para que tragam resultados nos mesmos padrões adotados pela construtora. Ao padronizar o serviço você irá eliminar falhas de comunicação e consequentemente retrabalhos.

  • Reduzir o tempo do ciclo de produção

Faz-se necessário reduzir o tempo de ciclo sempre que possível. Os esforços serão concentrados na produção de lotes menores, extinguindo a interdependência entre as atividades e planejando de forma que as coisas possam acontecer paralelamente.

  • Tornar os processos “transparentes”

Quanto mais transparente for a gestão de obras em todas as suas etapas, mais simples será a comunicação entre a equipe e menores serão os índices de falhas. O ato de aplicar a transparência às suas ações é sinônimo de busca por melhorias e aperfeiçoamento.

Maximização do valor, eliminação de desperdícios e criação de um fluxo de trabalho mais suave e confiável, essas ações fazem do Lean Construction um método vantajoso para a empresa; elas aumentam as margens de lucro e, simultaneamente, contribuem para a reputação social, visto que é uma iniciativa mais sustentável e ecológica.

Você sonha, a gente concretiza!

icons8-whatsapp-400 (1).png
icons8-instagram-400.png
icons8-facebook-400.png

Av. Antônio C. Magalhães, 510 - Santo Antonio, Juazeiro - BA - CEP: 48902-303
Acima do prédio do RU, UNIVASF

Tel: 74 9 8849-2766

E-mail: contato@concretizejr.com

Concretize Jr.

© Copyright 2020 - Todos os direitos reservados