Dicas para melhorar o conforto térmico da sua casa

Com um clima quente predominando na maior parte do país e quase ao longo de todo o ano, o brasileiro sempre busca meios de driblar o calor e a saída mais comum é o uso de ventiladores e Ar-Condicionado, mas dessa forma você está se livrando do calor e pondo seu bolso em apuros pois estes aparelhos precisarão passar horas ligados e consequentemente o consumo de energia irá aumentar juntamente com a sua conta. Sendo assim, contar com estratégias que garantam o conforto térmico em casa é imprescindível e quanto mais econômicas e ecológicas forem essas soluções, melhor!

Continua com a gente e confira algumas dicas imperdíveis.

Ventilação e iluminação? Só se forem naturais!

Planeje para que sua casa possua ventilação cruzada (portas e janelas em sentidos opostos), ao abrir portas e janelas, para que dessa forma o ar possa ser renovado e circule de forma eficiente. Possuir um pé direito alto também favorece a sua casa no quesito ventilação, bem como entradas de ar próximas do chão pois o ar frio é mais denso, logo ele vem por baixo.

Aposte em cores claras

Essa é uma regra bem comum e conhecida pela grande maioria das pessoas: cores claras refletem a luz e não absorvem calor. Utilizar tonalidades mais claras irá auxiliar tanto na iluminação do seu lar, quanto no conforto térmico, essa dica é válida tanto para paredes quanto para os seus móveis, mas calma, você não precisa se livrar daquele seu sofá caríssimo de couro preto, basta colocar uma capa com um tom mais suave e de tecido agradável, seu problema será resolvido e sempre que quiser poderá matar a saudade do seu sofá.

Cortinas não barram apenas a luz, mas também o calor

As cortinas desempenham um ótimo papel quando o assunto é barrar a luz e o calor, entretanto, devem ser utilizadas de maneira correta senão elas podem tornar o seu lar um forno. A forma correta de utilizá-las é deixar abertas juntamente com as janelas durante a noite para que o ar fresco possa circular e, ao amanhecer, basta fechá-las, deixando o calor do lado de fora e o ar frio dentro do seu lar por mais tempo. Lembre-se de apostar nos tons claros.

Economia em dobro

Conhecidas como lâmpadas frias, os modelos fluorescentes ou de LED não emitem calor como as lâmpadas incandescentes. A melhor opção são as de LED que possuem dupla vantagem sobre as concorrentes: além do benefício térmico, são 90% mais econômicas que as incandescentes e até 30% mais econômicas que as fluorescentes.

Refrigeração natural

As plantas são uma ótima solução para melhorar a umidade do ar e diminuir a sua temperatura. Distribua plantas pela sua casa de forma que criem zonas de ar fresco, deixando o ambiente arejado. Lembre-se de escolher espécies que sejam resistentes ao calor e que se dão bem em ambientes fechados, ah, e não se esqueça de checar se há água acumulada nos pratinhos, calor e água parada são um convite e tanto para o Aedes aegypti, mosquito responsável pela transmissão da Dengue, Zika e Chikungunya.

Menos é mais

O excesso de mobília pode ser um dos principais motivos para cômodos abafados, estes acumulam mais calor e atrapalham a circulação do ar. Foque em uma decoração mais minimalista, é uma boa pedida para aqueles que moram em locais mais quentes.

Entretanto, não basta diminuir a quantidade de móveis, analise com calma a forma como serão organizados, isso pode criar “ilhas de calor” no seu cômodo. Teste diferentes posições para seus móveis até que consiga o ideal para fornecer o melhor conforto térmico.

E aí, gostou das nossas dicas? Compartilha com seus amigos!

Você sonha, a gente concretiza!

icons8-whatsapp-400 (1).png
icons8-instagram-400.png
icons8-facebook-400.png

Av. Antônio C. Magalhães, 510 - Santo Antonio, Juazeiro - BA - CEP: 48902-303
Acima do prédio do RU, UNIVASF

Tel: 74 9 8849-2766

E-mail: contato@concretizejr.com

Concretize Jr.

© Copyright 2020 - Todos os direitos reservados