Benefícios de uma boa gestão do canteiro de obras

Para iniciar uma construção, o primeiro passo é erguer um canteiro de obras que servirá para administrar e gerenciar a construção; esse é um dos ambientes que pode gerar maior perda de recursos como materiais, tempo e capital. Aqui os materiais devem ser armazenados em locais protegidos, mas também existem os que podem ficar expostos às intempéries. Dito isso, é claro que um bom gerenciamento do canteiro é fator imprescindível para que sejam garantidos os prazos, qualidade e a margem de lucro estimada.

A gestão do canteiro requer a participação de engenheiros que tenham conhecimento sobre todas as frentes de serviço, para que dessa forma os cronogramas sejam cumpridos.

Na fase de planejamento são efetuadas as análises do terreno que irá receber o canteiro e soluções construtivas; este “ganha forma” ao receber as guaritas, alojamentos, refeitórios e almoxarifado (local para armazenamento de materiais).

Planejamento e logística

O canteiro deve sempre ter espaços disponíveis e adequados para armazenamento de materiais, é fundamental planejar e construir um cronograma; em posse dessa planilha você terá maior controle sobre quais espaços e durante quanto tempo estarão ocupados, para que posteriormente você possa reabastecer ou destinar para outro material.

Uma boa gestão também orienta para a correta aquisição de materiais, estes devem estar em conformidade com o especificado no projeto, de boa qualidade e preço competitivo; realiza o acompanhamento do fornecimento, da fábrica ao canteiro, garantindo a entrega sem atraso; disponibiliza os veículos para o transporte adequado, do almoxarifado ao local de uso e auxilia no correto armazenamento.

Layout do canteiro

Tenha em mãos o projeto de implementação da obra e em cima dele você poderá definir como será alocado o seu canteiro; essa estratégia irá auxiliar no melhor espaço para acesso e deslocamento. É necessário um espaço para que possa ocorrer o trânsito de caminhões com materiais ao redor da obra, priorize o local do almoxarifado para que a descarga seja feita de forma eficiente.

Busque sempre deixar os materiais que serão utilizados em conjunto, próximos às áreas onde estarão os equipamentos que utilizarão estes, a exemplo da brita e areia que são utilizadas na betoneira. Mantenha-os organizados e devidamente separados, para que não ocorra mistura e consequentemente perda de material.

Tenha profissionais bem qualificados

A depender do porte da sua obra, será necessário contar com profissionais especializados como um almoxarife ou apontador; esses profissionais prestam serviços de levantamento e registros de mão de obra no canteiro, distribuem ordens de serviço e acompanham medições, fiscalizam a frequência de ponto e controlam a entrada e saída de materiais do estoque.

Uma equipe bem treinada em relação à segurança é um grande diferencial; forneça capacitações sobre organização e responsabilidade dentro do canteiro ou contrate um profissional especializado para tal.

Acompanhe o trabalho

Mesmo com todo o planejamento sendo montado com base em todas as diretrizes de uma boa gestão, o acompanhamento é crucial; o responsável precisa acompanhar todas as etapas da obra para certificar-se de que está tudo seguindo cronograma montado e no caso de surgimento de contratempos, este estará apto a realizar as mudanças necessárias sem que todo o planejamento seja negativamente afetado. Em casos de grandes obras é interessante ter não só um gestor para o canteiro de obras, mas uma equipe, com tarefas divididas e objetivos comuns.

Você sonha, a gente concretiza!

icons8-whatsapp-400 (1).png
icons8-instagram-400.png
icons8-facebook-400.png

Av. Antônio C. Magalhães, 510 - Santo Antonio, Juazeiro - BA - CEP: 48902-303
Acima do prédio do RU, UNIVASF

Tel: 74 9 8849-2766

E-mail: contato@concretizejr.com

Concretize Jr.

© Copyright 2020 - Todos os direitos reservados