Recuperando-se de prejuízos na sua obra – Estratégia Construction Claims


O desequilíbrio econômico e/ou financeiro, na sua obra, pode ser ocasionado por vários fatores: alterações nos projetos, execuções mal feitas, aquisição de material com qualidade duvidosa, etc (veja o nosso post Vícios e inconformidades mais comuns na construção civil).

A legislação brasileira permite que em obras de caráter público, as suas licitações possam ser feitas através de projetos básicos, e é onde surgem os principais problemas. Embora seja estabelecido por lei, o projeto básico não é suficiente para possibilitar uma boa orçamentação, pois há possibilidades de haver omissões importantes de serviços, especificações mal feitas e quantificações de serviços fora da realidade.

Todas as empresas de construção, grandes ou pequenas, estão suscetíveis a sofrer desequilíbrios em seus contratos de construção. Parâmetros como qualidade e alterações dos projetos no decorrer de sua execução, aumento ou diminuição de elementos naturais, tais como chuvas, além de possíveis embargos, sejam eles judiciais ou ambientais.

Quando esses desajustes ocorrem, é preciso preparar o plano Construction claims, que consiste na recuperação de prejuízos em obras. A palavra em inglês claims pode ser traduzido como “reivindicações” ou “pleitos” de alguma forma de crédito provocado por fatores que não possam ser caracterizados como de responsabilidade da contratada. A palavra composta Construction claim é utilizada no mundo inteiro e agora também no Brasil para a preparação de pleitos a serem encaminhados ao dono da obra.

  • Conhecer os pontos fortes e fracos da administração de uma obra e, assim, poderá preparar o caminho para evitar possíveis prejuízos;

  • Aplicar metodologia que facilita o encaminhamento de um pedido de claim, quando necessário;

  • Aprimorar fundamentos técnicos e legais que justifiquem a possibilidade de recuperar eventuais prejuízos.

FONTE:


https://www.cimentoitambe.com.br/se-a-obra-der-prejuizo-faca-um-construction-claim/

#ConstructionClaim #Construçãocivil #Engenhariacivil #Economia #Prejuízo

0 visualização

Você sonha, a gente concretiza!

icons8-whatsapp-400 (1).png
icons8-instagram-400.png
icons8-facebook-400.png

Av. Antônio C. Magalhães, 510 - Santo Antonio, Juazeiro - BA - CEP: 48902-303
Acima do prédio do RU, UNIVASF

Tel: 74 9 8849-2766

E-mail: contato@concretizejr.com

Concretize Jr.

© Copyright 2020 - Todos os direitos reservados