Reduza os custos da sua obra fazendo uso inteligente do seu material


Os materiais de construção civil são responsáveis por uma grande parte do custo da obra. Sua seleção e correta utilização são de grande importância para controlar o orçamento e também evitar problemas no futuro, após a entrega do projeto.


Geração de entulho, desperdício de materiais e a incorreta utilização de recursos naturais são problemas comuns durante uma construção ou reforma. Economizar é de suma importância, mas essa ação não pode surgir aliada à perda de qualidade. A escolha dos materiais depende de inúmeros fatores como segurança, durabilidade, sustentabilidade, economia, etc.


Fazendo uso de materiais mais sustentáveis e construindo com respeito ao meio ambiente é possível reduzir não apenas o impacto da construção na natureza, mas também os gastos da obra. Estudos indicam que um investimento inicial em sustentabilidade pode trazer economias a longo prazo, principalmente com água e energia.


Destinação de resíduos

Tecnologias para reaproveitamento e reciclagem de resíduos vêm ganhando cada vez mais força por causa da sustentabilidade, redução de custos e do incentivo a ações de responsabilidade ambiental. É importante citar que também existe o incentivo legislativo por parte da Lei 12.305/2010 (Política Nacional de Resíduos Sólidos; ela regulamenta o correto manejo ambiental dos resíduos e define as metas de utilização, redução e reaproveitamento destes, para que dessa forma o setor da construção civil busque alternativas ambientalmente corretas para a destinação do resíduo.


A resolução CONAMA 307 de 2002, também, estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil, disciplinando as ações necessárias de forma a minimizar os impactos ambientais.



Aproveitar vantagem dos materiais sustentáveis

Construções sustentáveis garantem o retorno financeiro do investimento a médio prazo e a economia dos custos operacionais. Além de aumentarem o valor do imóvel no mercado e facilidade de revenda.


As edificações verdes também são mais confortáveis e saudáveis para os seus usuários. Edifícios comerciais aumentam a produtividade do trabalhador; um estudo americano demonstrou que empresas localizadas em escritórios verdes têm maiores possibilidades de atrair e manter bons empregados.



Verifique a eficiência e durabilidade do material

A eficiência material envolve o emprego de determinados processos de forma a permitir um uso mínimo, mas sem comprometer a qualidade do resultado. Com isso, o desperdício gerado é o menor possível. Portanto, ao optar por materiais de construção sustentáveis, você investe em itens que usam menos água, menos matérias-primas e menos energia em suas etapas, nem por isso se tornando menos duradouros. Assim, contribui diretamente para um modo de vida mais amigável ao meio ambiente!

Atente para a necessidade de manutenção do material


Alguns materiais requerem manutenção ao longo do seu tempo de uso. A madeira, por exemplo, necessita de cuidados especiais para não ser atacada por cupins e não estragar com as mudanças climáticas. Se o projeto for feito com painéis de concreto pré-moldado, o material deve ser tratado primeiramente com impermeabilizantes para que a sua integridade não seja comprometida pela presença de umidade. O mesmo acontece com as estruturas metálicas aparentes, elas devem ser feitas, preferencialmente, com metais resistentes à corrosão. Se não for escolhido um material deste tipo, deve ser feita a pintura da estrutura, renovada periodicamente.


#Custos #Economia #Engenhariacivil #orçamento #otimizar #Materiaisdeconstruçãocivil

0 visualização

Você sonha, a gente concretiza!

icons8-whatsapp-400 (1).png
icons8-instagram-400.png
icons8-facebook-400.png

Av. Antônio C. Magalhães, 510 - Santo Antonio, Juazeiro - BA - CEP: 48902-303
Acima do prédio do RU, UNIVASF

Tel: 74 9 8849-2766

E-mail: contato@concretizejr.com

Concretize Jr.

© Copyright 2020 - Todos os direitos reservados