top of page

Checklist: tipos de projeto e grau relevância para sua obra


Hoje iremos falar sobre projetos, mas não será sobre a gestão deles, e sim sobre os projetos técnicos. Aqui iremos abordar os tipos e a importância de cada um deles para a sua obra.


Exemplos de projetos técnicos


  • Orçamento de obras


É um documento composto por informações físicas e financeiras da sua obra. Através dele será possível determinar e estimar todos os custos envolvidos na execução da obra, até mesmo prever possíveis contratempos e traçar estratégias para contorná-los.


  • Levantamento cadastral


Esse projeto apresenta rigorosamente as características físicas da edificação já existente, como uma representação detalhada de todos os elementos construtivos. O objetivo principal é ter um projeto fiel ao que foi construído para manutenções preventivas e futuras regularizações do imóvel.


  • Levantamento topográfico


Consiste em uma representação de todos os elementos geográficos presentes no terreno. Podemos ter bem representados as divisas conforme consta na escritura, para que seja feita a correta locação e implantação da obra; tem papel fundamental na definição de planos de aterro e cortes de terrenos acidentados.


  • Sondagem do solo


Sem um estudo prévio é difícil dimensionar se o solo comportará a carga imposta pela edificação. A sondagem é primordial para conhecer as características do solo e dimensionar a fundação ideal para a construção.


  • Projeto de edificações


Projeto de construção com a finalidade de otimizar a utilização dos ambientes de acordo com o programa de necessidade do cliente, as condições de iluminação e ventilação da região


  • Projeto de reforma


Assim como o projeto de edificações, tem a finalidade de otimizar a utilização dos ambientes de acordo com o programa de necessidades do cliente, as condições de iluminação e ventilação da região e as normas técnicas.


  • Projeto estrutural


É um projeto complementar ao de edificações cujo foco é o dimensionamento e detalhamento dos elementos estruturais (pilares, vigas e lajes). Após a fase de dimensionamento, confere-se os cálculos para evitar peças superdimensionadas e então o engenheiro pode realizar o detalhamento de todos os elementos.


  • Projeto de instalações elétricas


Um projeto elétrico bem elaborado, além da segurança, contribui também para a economia na obra, pois contém a listagem correta dos materiais, evitando sobras e/ou desperdícios. Este projeto consiste na determinação e dimensionamento de fios, eletrodutos, potências, quadros e dispositivos de proteção, além de indicar todos os pontos de luz e de tomada.


  • Projeto de instalações hidrossanitárias


Instalações projetadas e construídas de modo que forneçam água de forma contínua, de qualidade, em quantidade suficiente e com as compressões e velocidades adequadas para cada ponto específico da residência. Nesse tipo de projeto são dimensionados os tubos, conexões, peças e acessórios que compõem o sistema de água e esgoto.


  • Projeto de prevenção e combate a incêndio (PPCI)


O projeto de Prevenção e Combate a Incêndios tem como objetivo apresentar soluções eficazes que evitem a ocorrência de incêndio e sua propagação, garantindo segurança às pessoas e à edificação. Conforme legislação de alguns estados, lojas, prédios residenciais, comerciais e indústrias devem possuir o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) e para obter o AVCB é necessária a elaboração de um PPCI e aprovação do mesmo.

Destaque
Recentes
whatsapp-logo-1_edited.png
bottom of page